sábado, 3 de janeiro de 2015

Balanço de 2014

Tags

Passando em revista o ano de 2014, em termos de espécies observadas, não foi nada mau. Tendo em conta que o esforço para observar espécies novas foi quase nulo. Por muito que gostasse de andar a correr o país a observar aves, não é de todo possível. Em 2014 observei 264 espécies de aves, número muito aquém dos registos efectuados por alguns observadores (ver Bubo.org). Foi um ano produtivo em termos de espécies novas, tendo em conta o esforço. As espécies foram:


Galeirão-de-crista / Red-knobbed Coot (Fulica cristata) - Observado na Lagoa da Almargem em Quarteira, no dia 9 de Janeiro de 2014, na companhia de Rienk Geene. Esta ave já andava a ser observada nos dias anteriores e voltou a ser observada nos dias seguintes (eBird-Foz do Almargem).
Posteriormente, no dia 1 de Outubro (lista eBird), com o Paulo Alves, observámos um indivíduo com colar branco com o código 172. A sua origem é http://www.cr-birding.org/node/2076.

Galeirão-de-crista (Fulica cristata)



Tartaranhão-pálido / Pallid Harrier  (Circus macrourus), 3 Oct 2014, Sagres, observado por muitas pessoas. Existem algumas fotos aqui no Forum Aves. (lista eBird)

Felosa-bilistada / Yellow-browed Warbler (Phylloscopus inornatus) 21 Oct 2014, Vilarinha, Sagres (Lista eBird)




Petinha-silvestre / Olive-backed Pipit (Anthus hodgsoni), 23 Oct 2014, Pinhal da Cabranosa, Sagres (lista eBird)



Pilrito-de-uropígio-branco / White-rumped Sandpiper (Calidris fuscicollis), 23 Oct 2014, Martinhal, Sagres (lista eBird)


Gaivota-argentea / European Herring Gull (Larus argentatus), 10 Nov 2014, Porto da Baleeira, Sagres (lista eBird)

Papagaio do mar (Fratercula artica) - 11 Nov 2014 Sagres (Lista eBird)


Capuchinho-dominó (Lonchura punctulata), 20 Nov 2014,  Estuário do Sado (Lista eBird)

Zarro-de-colar / Ring-necked Duck (Aythya collaris), 5 Dec 2014, num açude perto de Évora, na companhia do Marco Mirinha



Ganso de faces brancas (Branta leucopsis) - 16 Dezembro, na Lagoa dos Patos (lista eBird)



Mas ficaram muitas outras por ver. Com calma vamos conseguindo.






EmoticonEmoticon